IMG_0600

Dramaturgia Rural

MOVIMENTO DE DRAMATURGIA RURAL

“O ato de transformar é transformador”

Augusto Boal

O Movimento de Dramaturgia Rural é um grupo de teatro antropológico que tem como principal característica a pesquisa contínua no teatro e a caracterização de uma dramaturgia latino americana com o intuito de popularizar e tornar acessível a todos o fazer teatral.

A principal referência é o método de teatro do Oprimido de Augusto Boal, que propõe entregar aos atores e não atores as ferramentas necessárias para uma montagem teatral que tem como eixo a veracidade da história e a intervenção do espectador como espectator.

O Movimento de Dramaturgia Rural prática os jogos e técnicas de teatro do Oprimido e utiliza como parte dos estudos do Teatro Antropológico de Jerzy Grotowski, para criar um arsenal de jogos e novas técnicas que podem ser utilizados no teatro e fora dele, já que parte da pesquisa é uma investigação contínua de transformar pessoas e histórias comuns em artistas e dramaturgos.

Fundado no ano 2004 ainda com o nome de Tablado de Olinda Brasil, se caracterizou pela montagem de fábulas de origem e a prática do teatro Fórum.

No ano de 2013 o diretor de teatro e do grupo Weber Carvalho, viajou pelo mundo tecendo uma rede de troca de experiências onde desenvolveu workshops e catalogou jogos infantis e  fábulas sobre a origem do homem nos continentes Africano e Asiático. Este material será utilizada na preparação das novas montagens do grupo e compartilhada com grupos e atores do Brasil, Colômbia, Argentina, Tanzânia, África do sul, Tailândia e Índia que fazem parte dessa rede.

Todas as montagens tratam de temas sociais e paradigmas contemporâneos, utilizando o teatro como meio de transformação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s